segunda-feira, 5 de março de 2018

Músicos têm mais facilidade para tomar decisões

Os músicos desenvolvem conexões neurais que os não músicos não têm. Isso facilita a tomada de decisões e a solução de problemas cotidianos. A conclusão é de investigadores da Universidade de Granada, na Espanha.

Os cientistas do Centro de Pesquisas sobre Mente, Cérebro e Comportamento e do Departamento de História e Ciências da Música decidiram investigar as mudança na conectividade cerebral dos músicos.

A pesquisa examinou 142 músicos do Real Conservatório Superior de Música Victoria Eugenia, de Granada, do Real Conservatório Superior de Música, de Málaga, da graduação em História e Ciências da Música da Universidade de Granada e de outros setores da universidade.

Todos os músicos tinham pelo menos dez anos de formação musical e tocavam instrumentos. Eles e os não músicos foram submetidos a exames de ressonância magnética e a uma série de testes neuropsicológicos.

A conclusão é que os músicos desenvolvem conexões neurais que facilitam a solução de problemas difíceis: "Tratam-se das tarefas mais complexas que um sujeito pode realizar a nível cerebral, resultados de múltiplas interrelações cerebrais", declarou a principal autora do relatório, Miriam Albusac Jorge, da Universidade de Granada.

Nenhum comentário: