quarta-feira, 21 de março de 2018

Fed eleva juros e prevê mais duas altas neste ano

O Comitê de Mercado Aberto do Conselho da Reserva Federal (Fed) decidiu hoje aumentar a taxa básica de juros de curto prazo da economia dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual para uma faixa de 1,5% a 1,75%. É a maior desde 2008, quando o banco central americano praticamente zerou sua taxa de juros para combater a Grande Recessão (2008-9).

"A perspectiva econômica se fortaleceu nos últimos meses", declarou o Fed em nota no fim de uma reunião de dois dias de seu comitê de política monetária. "O comitê espera que, com o ajuste gradual da política monetária, a atividade econômica vai se expandir em ritmo moderado em médio prazo e as condições do mercado de trabalho devem continuar fortes."

Com o corte de impostos de US$1,5 trilhão promovido pelo governo Donald Trump, a expectativa é de um aumento de 0,5 ponto percentual no crescimento do produto interno bruto em 2018, previu Lael Brainard, um dos diretores do Fed.

O mercado espera agora mais duas ou três altas de juros neste ano e três em 2019, rumo à normalização da política monetária. Antes da Grande Recessão, a taxa básica estava em 5,25% ao ano.

Nenhum comentário: