sexta-feira, 2 de março de 2018

Boko Haram mata um comandante do Exército da Nigéria

O coronel A E Mamudu, um dos comandantes da Força de Ataque do Exército da Nigéria, e um jovem oficial da Marinha morreram ontem quando uma bomba explodiu na passagem de seu carro durante uma operação na Floresta de Sambissa, principal refúgio da milícia extremista muçulmana Boko Haram, informou o boletim Sahara Reporters.

Mamudu veio do estado de Kogi e servia pela segunda vez no Nordeste da Nigéria, na guerra contra o Boko Haram. Havia sido enviado para o estado de Borno em 2015.

É a segunda derrota do Exército diante do grupo que repudia a educação ocidental e luta para impor a lei islâmica na região. Nesta semana, o governo admitiu que 110 meninas foram sequestradas de uma escola pelos rebeldes do Boko Haram na cidade de Dapchi.

Mais 15 mil pessoas morreram desde que o Boko Haram aderiu à luta armada, em 2009. Em março de 2015, seu líder Abubakar Shekau jurou lealdade à organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. O grupo se apresenta agora também como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental.

Nenhum comentário: