quinta-feira, 8 de março de 2018

Trump aceita convite de Kim Jong Un para ir à Coreia do Norte em maio

Em carta enviada através de uma delegação da Coreia do Sul, o ditador Kim Jong Un convidou o presidente Donald Trump a visitar a Coreia do Norte em maio. Trump aceitou. Os Estados Unidos exigem o fim do programa norte-coreano de armas nucleares. O Norte quer garantias de segurança.

A carta de Kim foi entregue hoje ao assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Herbert McMaster, por seu colega sul-coreano, Chung Eui Yong. Meia hora depois, o convite foi aceito.

Até agora, os EUA exigiam um compromisso claro de desnuclearização da Coreia do Norte. Há pouco, o secretário de Estado, Rex Tillerson, estimou que seriam necessários meses para organizar um diálogo com o regime comunista de Pyongyang. Mas Trump gosta de surpreender.

O anúncio do encontro de cúpula com o ditador que chamava de "fogueteiro" veio em outro dia de grandes notícias envolvendo o presidente, como a imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio e o escândalo sexual com a atriz pornô Stormy Daniels, a quem um advogado de Trump pagou US$ 130 mil (R$ 423 mil) para não falar sobre um suposto caso entre os dois.

Nenhum comentário: