sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Raúl Castro fala em se aposentar

Ao receber em Havana o primeiro-ministro da Rússia, Dimitri Medvedev, o ditador Raúl Castro admitiu inesperadamente deixar o poder. No domingo, Raúl será reeleito presidente de Cuba para um segundo mandato de cinco anos.

Em 2006, Raúl substituiu o irmão Fidel, que ficou gravamente doente, primeiro interinamente e depois  definitivamente, a partir de 2008. Agora, aconselhou os jornalistas a prestarem atenção no discurso de domingo na Assembleia Nacional.

"Vou fazer 82 anos", disse Raúl quando caminhava ao lado de Medvedev. "Tenho direito a uma aposentadoria, vocês não acham?"

Diante da surpresa dos repórteres, Raúl insistiu no assunto: "Por que estão tão incrédulos?" Em seguida, falou para ficarem atentos à sua posse: "Será um discurso interessante. Prestem a atenção".

Como ele propôs a limitação do exercício de cargos públicos a um máximo de dois mandatos, imagina-se que Raúl possa anunciar regras para sua sucessão.

Desde que assumiu o poder, Raúl Castro iniciou uma série de reformas como a autorização para abertura de microempresas como bares, restaurantes e oficinas, o uso de telefones celulares e mais recentemente o direito de viajar ao exterior. No plano político, mantém a ditadura de partido único e eleições de um candidato só.

Cuba sofre um embargo econômico dos Estados Unidos há 51 anos, desde que as propriedades de americanos foram confiscadas na ilha quando a revolução liderada por Fidel assumiu um caráter socialista. A partir de 1991, o boicote virou lei aprovada pelo Congresso. Só pode ser levantado quando os irmãos Castro deixarem o poder.

Um comentário:

Anônimo disse...

É inacreditável como conseguiram ficar tanto tempo no poder, inclusive pós desaparecimento da URSS. Ainda acho que vão acabar como um estado americano.