Na maior alta em quatro anos, a venda de imóveis residenciais novos avançou 28,9% em janeiro de 2013, informou ontem o Departamento do Comércio dos Estados Unidos. O início da construção de casas novas projeta um total anual de 613 mil unidades, um ganho de 20% num ano.
Os negócios com imóveis usados cresceram 9,1%. Uma casa nova custa em média 37% a mais do que uma usada, a maior diferença desde 1968, quando esse dado passou a ser avaliado.
Muitos imóveis estão envolvidos em processos de retomada por falta de pagamento ou seus donos tentam renegociar o financiamento, enquanto outros esperam a recuperação do mercado para obter melhores preços. Em muitos casos, ficou mais fácil comprar uma casa nova, especialmente porque as empresas da construção civil estão ajudando os compradores a obter financiamento, revela o jornal The Wall St. Journal.
Como a pior crise econômica mundial dos últimos 70 anos começou no setor habitacional do mercado imomilário dos EUA, a expectativa do mercado é que sua recuperação sinalize o fim da Grande Recessão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário