sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Oposição bloqueia aprovação do chefe do Pentágono

Numa obstrução sem precedentes, a bancada do Partido Republicano no Senado dos Estados Unidos decidiu bloquear a indicação do ex-senador republicano Chuck Hagel para secretário da Defesa do segundo governo Barack Obama. É a primeira vez que um cargo de ministro da área de segurança nacional é alvo desse tipo de medida.

Pelo regimento do Senado dos EUA, de 100 cadeiras, um partido precisa de 60 votos para interromper o debate sobre determinada matéria forçando a votação no plenário. Caso contrário, o outro lado pode fazer discursos sem fim para obstruir a votação.

Os republicanos têm 41 votos. Querem mais esclarecimentos sobre o ataque terrorista contra o Consulado dos EUA em Bengázi, na Líbia, em 11 de setembro de 2012, quando quatro americanos foram mortos, inclusive o embaixador.

 "Isto aqui não é uma escola secundária escolhendo que vai jogar no time de futebol ou participar de uma peça de teatro em produção", protestou o líder da maioria, senador Harry Reid. "Estamos tentando confirmar a indicação de alguém para dirigir a defesa e as Forças Armadas do país", reporta o jornal The Washington Post.

A aprovação deve ser adiada por 12 dias.

Nenhum comentário: