quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vietnã demite jornalista que criticou líder comunista

O jornal estatal Família e Sociedade demitiu ontem o jornalista Nguyen Dac Kien por criticar o líder do Partido Comunista do Vietnã em seu blogue pessoal.

Em cadeia nacional de rádio e televisão, o secretário-geral do PC, Nguyen Phu Trong, acusou quem defende a pluralismo político, um sistema multipartidário e a separação dos poderes de representar a "deterioração" da sociedade vietnamita.

Indignado, o jornalista escreveu que o líder do partido e dirigente máximo do Vietnã "não tem o direito" de falar ao povo dessa maneira e apontou a corrupção como o maior problema do país. Isso atraiu milhares de leitores para o blogue.

Ao justificar a demissão, o jornal alegou que Kien "violou as normais operacionais" da empresa e advertiu que ele "terá de responder perante a lei por suas palavras e comportamento", informa a rádio americana A Voz da América.

Kien está certo de que não faz nada errado, mas não ficou surpreso com a demissão. Ele prometeu continuar lutando pela democracia no Vietnã.

O Vietnã, reunificado em 1975 sob o regime comunista depois da guerra contra os Estados Unidos e seu aliado Vietnã do Sul, segue o modelo das reformas chinesas. Desde 1986, através do programa Doi Moi (Renovação), liberalizou sua economia e se tornou um dos tigres asiáticos, mas mantém o controle político total do PC.

Nenhum comentário: