Mais uma lei proposta por deputados ultraconservadores que pretendem colocar crenças religiosas acima da ciência acaba de vencer a última barreira rumo à votação em plenário, na próxima semana. Foi aprovada pela Comissão de Educação do legislativo estadual de Oklahoma, nos Estados Unidos.
O projeto do deputado estadual republicano Gus Blackwell visa a "permitir que professores e estudantes possam explorar teorias alternativas sem repercussão", informa o jornal digital americano The Huffington Post.
Seus alvos preferencias são a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, contestada pelos fundamentalistas cristãos, que defendem a explicação da Bíblia sobre a origem do universo, e o aquecimento global.
"Propus esta lei porque há estudantes e professores que podem ter medo de contrariar o que leem nos seus livros-texto", alegou o deputado. "Um estudante precisa ter liberdade ao escrever um ensaio para poder argumentar que a vida altamente complexa não possa ser explicada simplesmente por mutações ocorridas ao acaso".
Aqui no Brasil, também há tentativas de introduzir versões bíblicas no estudo da ciência. A ex-governadora do Rio de Janeiro Rosângela Matheus (Rosinha) dizia que "a Teoria da Evolução das Espécies é só uma teoria". É a teoria aceita pela ciência, que não pode mais aceitar a versão de que Deus criou o mundo em seis dias. Suas ideias foram repelidas como retrógradas e obscurantistas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
NEM IA ESCREVER, MAS SEU COMENTÁRIO FINAL, TOTALMENTE PRECONCEITUOSO, QUE NÃO TRAZ À LUZ NADA DE RELEVANTE, ME FEZ REDIGIR MEU DESCONTENTAMENTO. SER MESTRE PELA CIÊNCIA HUMANA É SOMENTE UM RECONHECIMENTO DE QUE O HOMEM NÃO SABE NADA POIS SE PAUTA PELA CRIATURA E NÃO PELO CRIADOR.
Onde está o preconceito?
Deve ser por isso que já passaram dois tornados por lá, eles gostam de ficar brincando com coisa muito séria...
Postar um comentário