sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oklahoma aprova lei para ensinar criacionismo

Mais uma lei proposta por deputados ultraconservadores que pretendem colocar crenças religiosas acima da ciência acaba de vencer a última barreira rumo à votação em plenário, na próxima semana. Foi aprovada pela Comissão de Educação do legislativo estadual de Oklahoma, nos Estados Unidos.

O projeto do deputado estadual republicano Gus Blackwell visa a "permitir que professores e estudantes possam explorar teorias alternativas sem repercussão", informa o jornal digital americano The Huffington Post.

Seus alvos preferencias são a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, contestada pelos fundamentalistas cristãos, que defendem a explicação da Bíblia sobre a origem do universo, e o aquecimento global.

"Propus esta lei porque há estudantes e professores que podem ter medo de contrariar o que leem nos seus livros-texto", alegou o deputado. "Um estudante precisa ter liberdade ao escrever um ensaio para poder argumentar que a vida altamente complexa não possa ser explicada simplesmente por mutações ocorridas ao acaso".

Aqui no Brasil, também há tentativas de introduzir versões bíblicas no estudo da ciência. A ex-governadora do Rio de Janeiro Rosângela Matheus (Rosinha) dizia que "a Teoria da Evolução das Espécies é só uma teoria". É a teoria aceita pela ciência, que não pode mais aceitar a versão de que Deus criou o mundo em seis dias. Suas ideias foram repelidas como retrógradas e obscurantistas.

4 comentários:

Anônimo disse...

NEM IA ESCREVER, MAS SEU COMENTÁRIO FINAL, TOTALMENTE PRECONCEITUOSO, QUE NÃO TRAZ À LUZ NADA DE RELEVANTE, ME FEZ REDIGIR MEU DESCONTENTAMENTO. SER MESTRE PELA CIÊNCIA HUMANA É SOMENTE UM RECONHECIMENTO DE QUE O HOMEM NÃO SABE NADA POIS SE PAUTA PELA CRIATURA E NÃO PELO CRIADOR.

Nelson Franco Jobim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson Franco Jobim disse...

Onde está o preconceito?

Unknown disse...

Deve ser por isso que já passaram dois tornados por lá, eles gostam de ficar brincando com coisa muito séria...