Um terrrorista suicida detonou um caminhão-pipa ontem num mercado público de um enclave muçulmano xiita de Hazara, nos arredores da cidade de Queta, no Paquistão, matando pelo menos 83 pessoas e ferindo outras 180. Quatro edifícios foram demolidos
A bomba de 800 a mil quilos estava no caminhão-pipa. No primeiro momento, a polícia imaginou que tivesse sido detonada por controle remoto. Depois, conclui ter sido acionada por um homem-bomba.
Um grupo extremista muçulmano sunita proscrito chamado Lashkar-Jhangvi reivindicou a autoria do atentado. No mês passado tinha assumido a responsabilidade por um atentado duplo que matou 85 pessoas num bairro xiita de Queta, que fica no Oeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, uma linha divisória ignorada pelas comunidades tribais que vivem na região.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário