sábado, 23 de fevereiro de 2013

LSE cancela conferência nos Emirados Árabes Unidos

Por causa de restrições que "ameaçavam a liberdade acadêmica, a London School of Economics and Political Science (LSE) cancelou uma conferência sobre a chamada Primavera Árabe e suas consequências intitulada Oriente Médio: transição no mundo árabe, que seria realizada nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

O codiretor do programa sobre Kuwait da LSE, Kristian Coates Ulrichsen, foi preso e deportado no aeroporto de Dubai quando chegava com colegas para a conferência, organizada em cooperação com a Universidade Americana de Sharjah, um dos EAU, reporta a televisão pública britânica BBC.

A LSE, a faculdade de economia e ciências políticas da Universidade de Londres, é especialmente sensível porque foi acusada, em 2011, de receber dinheiro do ditador líbio Muamar Kadafi, contrariando pareceres de seus próprios especialistas em mundo árabe, e de dar um título de doutor a seu filho Seif al-Islam al-Kadafi.

Seu programa de Oriente Médio recebeu US$ 8,5 milhões da Fundação Emirados, que afirma não impor nenhum tipo de censura.

Nenhum comentário: