Depois de mais de 110 horas de debates e de examinar mais de 5 mil emendas, por 329 a 229, a Assembleia Nacional da França aprovou hoje o projeto que permite o casamento de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais gays.
O texto será examinado pelo Senado em 2 de abril. Depois, sua legalidade será examinada pelo Conselho Constitucional, o supremo tribunal francês, último ato para sua aprovação.
Quando o resultado foi anunciado, os deputados da maioria liderada pelo Partido Socialista festejaram aos gritos de "igualdade, igualdade!" Quatro socialistas votaram contra e cinco se abstiveram.
A grande maioria da União por um Movimento Popular (UMP), o maior partido de centro-direita, votou contra. Só um deputado foi a favor. Cinco se abstiveram.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário