Depois de quase 24 horas de negociações, os líderes da União Europeia chegaram a um acordo hoje em Bruxelas para reduzir o orçamento comunitário para 2014-20, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy.
A redução, de 80 bilhões de euros, era exigida por países como a Holanda e o Reino Unido para se adaptar à crise econômica. "Simplesmente, não podemos ignorar a extensão da crise", disse Van Rompuy.
Mas as quatro grandes bancadas do Parlamento Europeu (conservadores, liberais, socialistas e ecologistas) criticaram o corte, alegando que não vai contribuir para a recuperação econômica do continente.
O orçamento da UE representa 1% do produto regional bruto. É muito menor do que os orçamentos nacionais somados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário