terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

EUA dão US$ 50 milhões para guerra no Máli

O presidente Barack Obama autorizou ontem uma ajuda de emergência de US$ 50 milhões dos Estados Unidos para a França e o Chade enfrentarem a guerra civil no Máli. Desde 21 de janeiro, os americanos  colaboram com a intervenção militar na antiga colônia francesa em operações de transporte aéreo.

Hoje à noite, ao prestar contas ao Congresso e à nação no Discurso sobre o Estado da União, Obama deve anunciar a retirada de 34 mil soldados americanos do Afeganistão. Acabar com a mais longa guerra da História dos EUA é um compromisso de Obama desde sua primeira eleição presidencial, em 2008.

O Departamento da Defesa é a favor de uma retirada em três fases, revela hoje o jornal americano The Washington Post. Depois do fim das operações militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), no fim de 2014, ficariam no Afeganistão 8 mil soldados americanos. Este contingente seria reduzido para pouco menos de mil até 2017.

Entre outros temas internacionais, Obama deve defender ainda a reforma do sistema de imigração dos EUA para resolver a situação de 11 milhões de imigrantes ilegais.

Nenhum comentário: