sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Chávez não melhora da insuficiência respiratória

O presidente Hugo Chávez não apresenta sinais de melhora desde que voltou à Venezuela na segunda-feira passada, depois de passar quase dois meses e meio em Cuba, onde foi submetido a uma quarta cirurgia para tratar de um câncer abdominal diagnosticado há dois anos.

"A insuficiência respiratória que surgiu no período pós-operatório persiste e a tendência não tem sido favorável, então ainda está sendo tratada", diz o primeiro boletim médico divulgado desde que o caudilho foi internado no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, em Caracas, transformado numa fortaleza para abrigar o comandante.

Num comunicado lido em cadeia nacional de rádio e televisão, o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, afirmou que o câncer de Chávez não apresentou mais evoluções desfavoráveis significativas, reporta o jornal inglês The Guardian.

Desde que a doença foi detectada, em meados de 2011, a saúde do presidente venezuelano virou um segredo de Estado.

Seu governo acusou os Estados Unidos de ingerência indevida depois que a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, declarou que a Venezuela deve cumprir sua Constituição e realizar novas eleições, se Chávez não estiver em condições de governar.

Nenhum comentário: