domingo, 10 de fevereiro de 2013

Jihadistas contra-atacam no Norte do Máli

Os extremistas muçulmanos que dominavam o Norte do Máli nos últimos nove meses lançaram hoje contra a cidade de Gao o contra-ataque mais forte contra a intervenção militar iniciada há um mês pela França para devolver ao governo malinês o controle de todo o seu território.

Gao, de 85 mil habitantes, é a cidade mais importante da região ocupada inicialmente pelo Movimento Nacional de Libertação de Azawade, que luta pela criação de um país para o povo tuaregue, e seus aliados jihadistas ligados à rede terrorista Al Caeda.

Houve tiroteio perto da chefiatura da polícia, no centro da cidade e em bairros do sul da cidade. Os rebeldes atacaram com rifles AK-47 e foram repelidos por soldados malineses apoiados por helicópteros e militares franceses.

No início da tarde de domingo, os franceses haviam cercado os rebeldes, reporta o jornal The New York Times.

O combate é um sinal de que a rápida vitória francesa pode ser ilusória. Sem condições de enfrentar uma força mais poderosa, os rebeldes recuaram para o Deserto do Saara, onde podem se reagrupar para lançar novos ataques de surpresa no estilo característico da guerra de guerrilha.

A França anunciou a retirada de suas forças em março e abril. Em seu lugar, deve ficar uma força de paz das Nações Unidas formada por soldados africanos de países vizinhos, sob a liderança da Nigéria, a grande potência regional.

Nenhum comentário: