O Departamento da Justiça dos Estados Unidos deve pedir hoje abertura de processo contra a agência de classificação de risco Standard & Poor's. A empresa será acusada de ignorar seus próprios padrões ao avaliar os títulos da dívida hipotecária que causaram prejuízos bilionários e foram responsáveis pela pior crise financeira internacional dos últimos 70 anos.
É o primeiro processo contra essas agências na atual crise. A S&P, uma das três grandes agências de classificação de risco, alega estar sendo punida injustamente por não ter previsto a crise, o que quase ninguém conseguiu.
Se for condenada, a S&P terá de pagar multas de mais de US$ 1 bilhão. A agência tirou em 2011 a nota máxima da dívida dos EUA por falta de entendimento entre a Casa Branca e o Congresso para reduzir o déficit orçamentário.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário