Três dias de violentos combates entre a aliança militar liderada pelos Estados Unidos e a milícia dos Talebã (Estudantes) causaram a morte de 136 rebeldes em Herat, cidade que se orgulha de ser o centro comercial e cultural do Afeganistão.
Já os britânicos, liderando uma força de 3 mil homens da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), lançaram a Operação Silício, ao lado do Exército afegão, na província de Helmand, onde são produzidos 45% do ópio e da heroína do Afeganistão.
O tráfico é a principal fonte de renda para os insurgentes e os senhores da guerra que ainda dominam grandes áreas do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário