A violência sectária entre sunitas e xiitas no Iraque provocou um aumento de mais de 25% no número de ataques terroristas no mundo e em 40% o total de mortes, admitiu hoje o Departamento de Estado americano em seu relatório anual sobre terrorismo, que acusa o Irã e a Síria de contribuir para a desestabilização do Iraque..
Os atentados no Iraque representaram quase a metade do total de ataques e cerca de dois terços das mais de 20 mil mortes. Só no Iraque, o terror matou 8.262 pessoas em 2005 e 13.340 em 2006.
A situação se agravou desde 22 de fevereiro do ano passado, quando terroristas sunitas ligados à rede Al Caeda destruíram a Mesquita Dourada de Ascaria, um importante santuário xiita na cidade de Samarra, incitando à violência sectária.
Outro destaque do relatório é a constatação de que a fronteira noroeste do Paquistão está se tornando um refúgio para grupos terroristas desde que o governo fez um acordo com líderes tribais e parou de controlar a área.
Ao mesmo tempo, grupos guerrilheiros curdos que lutam contra o governo da Turquia aproveitam a anarquia do Iraque para instalar suas bases, o que já provoca ameaças de retaliação.
Para o Departamento de Estado, a Somália é uma preocupação. A luta continua, apesar da intervenção do Exército da Etiópia no final do ano passado, com o apoio dos EUA, para acabar com o domínio que a guerrilha muçulmana auto-intitulada União dos Tribunais Islâmicos tinha sobre Mogadíscio.
Entre os aspectos positivos, a descoberta de uma conspiração terrorista para explodir aviões no ar em rotas transatlânticas e o fato de que não houve nenhum grande atentado na Europa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Herzlich Willkommen im Flirt-Chat.
Der Flirt-Chat gibt dir eine Möglichkeit scharfe luder und natürlich vieles mehr,wie Blind Date
Hier im Flirt-Chat findest du scharfe luder Heiße Live Chats
Suchst du eventuel Aufregend chatten , sicher bist du hier genau richtig.Ok,auf was wartest du?
Sexgeschichten geile reife frauen ,sofort anmelden .
Du suchst jemand aus Yverdon-les-Bains, oder in Magdeburg, oder von Germany , oder Zürich, oder Ecublens? Mit Sicherheit kein Problem.!
Postar um comentário