quinta-feira, 12 de abril de 2007

Venezuela pede extradição de líder golpista de 2002

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela decidiu ontem pedir à Colômbia a extradição do líder do golpe de 12 de abril de 2002 contra o presidente Hugo Chávez, o empresário Pedro Carmona, que chegou a assumir o poder durante dois dias. A acusação é de tentativa de assassinato do presidente.

Carmona, de 66 anos, presidia a federação empresarial Fedecámaras e se proclamou presidente da Venezuela, decretando a dissolução de todos os poderes do Estado, incluindo o Parlamento e o Tribunal Supremo. Destitui funcionários designados pelo Legislativo, como o procurador-geral, o controlador geral e o defensor público. Foi demais.

Quarenta e sete horas depois, Chávez reassumia o cargo.

Acusado de rebelião, Carmona ficou em prisão domiciliar até 23 de maio de 2002, quando pediu asilo política à Embaixada da Colômbia.

Em 11 de abril de 2002, o general Romel Fuenmayor deu um ultimato a Chávez: se o presidente não abandonasse o Palácio Miraflores em 20 minutos, os rebeldes bombardeariam o palácio do governo. Chávez foi obrigado a se entregar. Agora, há uma tentativa de caracterizar esse ultimato como crime comum, já que o tratado de extradição firmado entre Colômbia e Venezuela não prevê extradição por motivos políticos.

Nenhum comentário: