Cerca de 42% do eleitorado da França, 18 mlhões de pessoas, ainda não sabem em quem votarão para presidente nas eleições de 22 de abril e 6 de maio, revelaram duas pesquisas divulgadas ontem.
O favoritismo é do ex-ministro do Interior Nicolas Sarkozy. Na sondagem do Journal du Dimanche, ele teve 29,5% das preferências, contra 22% para a candidata socialista, Ségolène Royal. No segundo turno, Sarkozy bateria Ségolène por 54% a 46%.
Ségolène tem dificuldades com o eleitorado esquerdista, que não considera claro seu projeto político. Isso faz com que 10% dos eleitores prefiram candidatos de extrema esquerda. Em 2002, o então primeiro-ministro socialista Lionel jospin perdeu a vaga no segundo turno para o neofascista Jean-Marie Le Pen, da Frente Nacional.
Agora, quem ameaça Ségolène é o centrista François Bayrou, que tem em torno de 16% das intenções de voto, um pouco acima do ultradireitista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário