O projeto americano de instala um escudo antimísseis com estações na Europa Oriental ameaça desastabilizar seriamente a segurança regional e mundial, advertiu hoje o ministro da Defesa da Rússia, Anatoli Serdioukov, ao receber em Moscou o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.
"Consideramos que o sistema estratégico de defesa antimísseis é um grave fator de desestabilização, que pode exercer uma influência considerável sobre a segurança regional e mundial", afirmou o ministro da Defesa russo.
A Rússia alerta que pode desenvolver uma nova geração de mísseis nucleares de médio alcance. Os anteriores foram desmantelados pelas superpotências depois do acordo histórico firmado pelo presidente americano Ronald Reagan e o líder soviético Mihail Gorbachev em 8 de dezembro de 1987.
Quando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) começou a instalar aqueles mísseis na Europa, em novembro de 1983, a Guerra Fria vivia seus últimos momentos de tensão. Alguns analistas chamam de Segunda Guerra Fria aquele período, da invasão soviética ao Afeganistão, em 26 de dezembro de 1979, até a ascensão de Mikhail Gorbachev a secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, em 11 de dezembro de 1985.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário