Diante dos protestos tanto de xiitas como de sunitas, o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, suspendeu a construção de um muro para isolar uma comunidade sunita ameaçadas num dos distritos mais violentos de Bagdá.
"Sou contra o muro, e a construção será suspensa", declarou Maliki. "Há outras maneiras de proteger pessoas e muros sempre trazem a lembrança de outros muros".
O projeto dos militares americanos visava a proteger comunidades ameaçadas nas dez áreas mais violentas da capital iraquiana, onde há um conflito sectário opondo insurgentes sunitas e a rede terrorista Al Caeda a milícias xiitas. As principais vítimas são civis inocentes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário