Uma série de atentados coordenados, a marca registrada da rede terrorista Al Caeda, provocou a morte de quase 200 pessoas hoje na capital do Iraque. Foi o maior desafio à nova estratégia dos Estados Unidos para tentar conter a violência em Bagdá. Ao todo, 191 pessoas foram mortas e outras 250 ficaram feridas.
No pior ataque, contra um mercado em Sadria, um bairro xiita do centro da cidade, um carro-bomba matou pelo menos 140 pessoas e deixou outras 160 feridas. O mercado estava sendo reconstruído depois de ser alvo de um carro-bomba que matou 137 pessoas há poucos meses.
Outro ataque, contra um posto militar na entrada da Cidade de Sader, um bairro xiita da periferia de Bagdá, matou 28 e deixou mais 44 feridos. Com a explosão de um carro-bomba estacionado perto de um hospital e de um mercado no distrito de Carrada, na capital iraquiana, 11 civis morreram e outros 13 saíram feridos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário