segunda-feira, 16 de abril de 2007

Human Rights Watch acusa Talebã de crimes de guerra

A Milícia dos Talebã (Estudantes) é responsável por crimes de guerra e ataques contra a população afegã que mataram pelo menos 726 civis inocentes em 2006 e nos dois primeiros meses de 2007, denuncia a organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch.

O relatório O Custo Humano: as conseqüências dos ataques dos insurgentes no Afeganistão acusa também as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, e o Exército afegão por ataques indiscriminados que provocaram a morte de 230 civis inocentes no ano passado. Houve 132 atentados suicidas, sendo 20 contra alvos puramente civis.

"Cada vez mais se cometem crimes contra civis", inclusive trabalhadores de agências de ajuda humanitária, médicos, religiosos, funcionários públicos e jornalistas. "Mesmo quando o principal alvo é militar, os ataques dos insurgentes são tão indiscriminados que as principais vítimas terminam sendo civis."

A Milícia dos Talebã governou o Afeganistão de 1996 até outubro de 2001, quando foi derrubada por uma invasão americana destinada a punir os responsáveis pelos atentados de 11 de setembro de 2001, a rede terrorista Al Caeda, que tinha suas bases e centros de treinamento em território afegão, com a conivência do regime dos Talebã.

Nenhum comentário: