sexta-feira, 27 de abril de 2007

Morre o violoncelista russo Rostropovitch

O grande violoncelista russo Mstislav Rostropovitch, um dos mestres da música clássica do século 20, que lutou pelos dissidentes na União Soviética e depois interpretou Bach diante do Muro de Berlim, morreu hoje de câncer em Moscou aos 80 anos. Ele sofria de câncer no intestino e morava em Paris. Quando a doença se agravou, a família levou-o de volta para a Rússia.

"A morte de Rostropovitch é um duro golpe para nossa cultura", declarou o escritor e ex-dissidente soviético Alexander Soljenitsyn, autor de O Arquipélago Gulag, protegido por Rostropovitch quando criticava o regime comunista. "Ele deu prestígio universal à cultura russa. Adeus, querido amigo".

Rostropovitch foi hospitalizado em Paris no começo de fevereiro. Logo a família decidiu levá-lo para Moscou, onde ele recebeu a visita do presidente Vladimir Putin em 6 de fevereiro.

Ao completar 80 anos, em 27 de março, Slava Rostropovitch foi homenageado no Kremlin com a Ordem do Serviço à Pátria. Parecia debilitado. "Sinto-me o homem mais feliz do mundo", declarou.

Sua oposição ao comunismo começou quando seus mestres Serguei Prokofiev e Dimitri Shostakovitch foram denunciados na era stalinista (1927-53).

Nenhum comentário: