Em carta ao ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) George Tenet, seis ex-funcionários do serviço de espionagem dos Estados Unidos atacaram seu antigo chefe e seu livro No Centro da Tempestade, em que ele tenta se eximir de culpa pela decisão americana de invadir o Iraque, responsabilizando principalmente o vice-presidente Dick Cheney, como "uma admissão de fracasso de liderança".
"Você participou por vontade própria de uma decisão política mal avaliada de começar uma guerra desnecessária e divide com Dick Cheney e [o presidente] George Bush a culpabilidade pelo fracasso no Iraque", alfineta a carta.
Os autores, Phil Giraldi, Ray McGovern, Larry Johnson, Jim Marcinkowski, Vince Cannistraro e David MacMichael, alegam que Tenet deveria ter renunciado em protesto e exigem que o ex-diretor da CIA destine pelo menos metade dos rendimentos do livro a vítimas iraquianas e americanas da guerra.
Na sua opinião, "os agentes da CIA tinham informações consistentes, em setembro de 2002, de que não havia estoques de nenhuma arma de destruição em massa no Iraque. Esta inteligência foi ignorada e mais tarde manipulada."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário