domingo, 29 de abril de 2007

EUA encontram Irã em conferência sobre Iraque

O Irã confirmou hoje sua participação numa conferência internacional interministerial a ser realizada nos dias 3 e 4 de maio em Charm al-Cheik, no Egito, para pacificar o Iraque, com a participação de seus vizinhos, das grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas e dos países do Grupo dos Oito. Mas o rei Abdullah, da Arábia Saudita, rejeitou um convite para se encontrar com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, por acreditar que o governo de maioria xiita do Iraque não protege adequadamente os sunitas.

Maliki ligou pessoalmente para o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, na sexta-feira, insistindo na participação iraniana

Em entrevista ao programa This Week, da TV ABC, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, não descartou a possiblidade de se encontrar com o ministro do Exterior iraniano, Manouchehr Mottaki, mas deixou claro: "Esta não é uma conferência sobre Estados Unidos e Iraque. É uma reunião sobre o que os vizinhos do Iraque e países interessados podem fazer para estabilizar o Iraque".

"O que nós precisamos fazer?", acrescentou a secretária de Estado. "É óbvio. Parar o fluxo de armas para os combatentes estrangeiros. Parar o fluxo de combatentes estrangeiros através das fronteiras".

A expectativa é que a abertura de diálogo entre os EUA e o Irã leve a uma negociação sobre o programa nuclear iraniano, suspeito de desenvolver armas atômicas, o que pode provocar um ataque americano.

Nenhum comentário: