O Exército da Coreia do Norte recebeu autorização hoje para usar armas atômicas contra os Estados Unidos, declarou em nota do Comando Geral do Exército Popular da Coreia, advertindo o inimigo de que será "esmagado por um ataque nuclear com meios pequenos, leves e diversificados de última geração".
A Coreia do Norte vem intensificando o discurso de guerra contra os EUA e seus aliados nos últimos dias, em reação às manobras militares conjuntas americano-sul-coreanas, que vão até abril. Mas não se acredita que tenha capacidade nuclear nem mísseis que atinjam o território continental americano.
Em entrevista à rede de televisão americana CNN, o ex-secretário da Defesa no governo Bill Clinton, William Cohen, comentou que os EUA não levam a sério essas ameaças porque não acreditam que a Coreia do Norte tenha capacidade nuclear. Mas estão se preparando para possíveis ataques com mísseis convencionais, como indica o envio de sistemas de defesa antimísseis para a base militar da ilha de Guam, no Oceano Pacífico.
O maior temor é com o desequilíbrio de Kim Jong Un, o jovem líder norte-coreano que sucedeu o pai em dezembro de 2011, é considerado inseguro, ignorante sobre o resto do mundo e não testado. Ele brinca com fogo, mas não é visto como um suicida em potencial.
Sua irracionalidade é friamente calculada, mas, neste clima de discursos inflamados, qualquer fagulha pode causar uma explosão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário