Em uma das advertências mais claras até hoje, o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmou ontem num fórum com a presença de líderes políticos e militares israelenses que o tempo para impedir que o programa nuclear do Irã faça armas atômicas está acabando porque a república islâmica estaria construindo instalações subterrâneas para protegê-lo.
"Quem diz mais tarde pode descobrir que mais tarde será tarde demais", declarou Barak, falando esta frase em inglês para não deixar dúvidas.
Nos Estados Unidos, o governo Barack Obama teme que Israel lance bombardeios aéreos contra o programa nuclear do Irã ainda neste ano sem avisar Washington, noticia o jornal The Washington Post.
A linha dura israelense se aproveitaria do ano eleitoral nos EUA, com todos os pré-candidatos da oposição republicana dando apoio incondicional a Israel, para encurralar Obama. Às vésperas das eleições, o presidente não teria alternativa, dado o compromisso americano com a segurança do Estado judaico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário