Num relatório divulgado hoje, em linguagem diplomática, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirma ter "informações confiáveis" de que o programa nuclear do Irã tem "uma possível dimensão militar".
A agência das Nações Unidas encarregada de evitar a proliferação de armas nucleares denuncia o regime fundamentalista iraniano de visar "o desenvolvimento de um dispositivo explosivo nuclear", informam as agências de notícias Reuters e France Presse, que tiveram acesso antecipado ao documento.
O relatório acusa o Irã de criar modelos de computador de explosões atômicas em 2008 e 2009, de tentar desenvolver gatilhos nucleares e de cavar um poço muito profundo como os usados em testes nucleares, diz a reportagem do jornal The New York Times.
Em Teerã, o governo iraniano negou tudo, reafirmando que o país desenvolve energia nuclear para fins pacíficos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário