Com 308 votos a favor e 321 abstenções, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi venceu uma votação parlamentar crucial para tentar equilibrar as contas públicas da Itália e evitar o agravamento da crise das dívidas públicas. Mas não obteve maioria absoluta na Câmara dos Deputados, o que torna ainda mais frágil sua situação política.
Horas antes da votação, seu principal aliado político, o líder da Liga Norte, Umberto Bossi, pediu sua renúncia, informa a revista alemã Der Spiegel. Isso agrava ainda mais a crise das dívidas públicas, no momento em que o mercado puxa os juros pagos pelos títulos italianos para críticos 7%, considerado o limite acima do qual o refinanciamento da dívida se torna insustentável.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário