Apesar de mais de 2,7 mil mortes, os governos ditatoriais da China e da Rússia vetaram um projeto de resolução apresentado por países europeus ao Conselho de Segurança das Nações Unidos condenando a ditadura de Bachar Assad na Síria. O Brasil, que até agora resistia à imposição de sanções, se absteve.
Houve nove votos a favor, o mínimo necessário para aprovar resoluções no Conselho de Segurança, e quatro abstenções, mas o voto contra de apenas um dos cinco membros permanentes (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) significa um veto e dois votaram contra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário