O presidente Álvaro Colom pediu oficialmente desculpas em nome da Guatemala à família do ex-presidente Jacobo Árbenz. Deposto em junho de 1954, no primeiro golpe militar apoiado pela CIA (Agência Central de Inteligência) na América Latina durante a Guerra Fria, Árbenz morreu exilado no México em 1971.
Eleito em 1951, Árbenz governou por três anos com um programa nacionalista que incluía a reforma agrária e outras políticas sociais voltadas à promoção das camadas mais pobres da população. Grande proprietária de terras, a companhia bananeira United Fruit financiou o golpe.
Sua queda levou a uma ditadura militar e a uma guerra civil de 30 anos em que morreram 200 mil pessoas, a mais trágica da história recente da América Latina.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário