quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Metade dos americanos apoia legalização da maconha

Pela primeira vez, uma pesquisa indica que cerca de 50% dos americanos é a favor da legalização da maconha para uso médico e recreativo. Em 1969, quando o Instituto Gallup fez a primeira pesquisa sobre o assunto, 84% foram contra.

O consumo da droga é ilegal nos Estados Unidos por força de lei federal, mas 15 estados e o distrito federal permitem o uso médico, como paliativo para tratamentos quimioterápicos, radioterápicos, entre outros casos, inclusive glaucoma e esclerose múltipla.

Desde 2009, o Departamento de Justiça não processa pacientes que fumam maconha por razões terapêuticas. Mas o FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal americana, continua reprimindo as lojas que suspeita que sejam apenas pontos de venda da droga.

A lei exige que os distribuidores e vendedores da maconha medicinal sejam empresas não lucrativas. Além disso, devem exigir receita médica, observa o jornal espanhol El País.

No verão de 2010, o Departamento de Veteranos, ligado diretamente à Casa Branca, autorizou seus médicos a receitar maconha para veteranos com traumas de guerra físicos e psicológicos.

A pesquisa ouviu 1.005 pessoas maiores de idade por telefone de 6 a 9 de outubro de 2011 em 50 estados e na capital federal dos EUA.

Nenhum comentário: