segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Liga Árabe intima Síria a cessar violência e negociar

A Liga Árabe apresentou hoje uma proposta de três pontos para acabar com a violência política na Síria, onde há sete meses e meio manifestantes pedem o fim da ditadura de Bachar Assad.

O plano exige o "fim imediato" da violência, a "retirada dos tanques das ruas" para "mandar uma mensagem tranquilizadora" à população e o início, no Cairo, a capital do Egito e sede da Liga Árabe, de "um diálogo nacional entre o regime e todos os componentes da oposição".

No domingo, em entrevista ao jornal britânico The Sunday Telegraph, Assad descartou a possibilidade de conversar com o Conselho Nacional Sírio, formado em Istambul, na Turquia, pelos principais grupos de oposição: "Não vou perder meu tempo falando com eles. Não os conheço, mas vale a pena investigar para investigar se realmente representam os sírios", mais uma insinuação de interferência estrangeira nos assuntos interno do país.

Mais de 3 mil sírios foram mortos no conflito iniciado em 15 de março de 2011, estimam as Nações Unidas. Por causa do veto da China e da Rússia, o Conselho de Segurança da ONU não conseguiu condenar a ditadura síria.

Nenhum comentário: