A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar da América do Norte com a Europa, convocou uma reunião para encerrar suas operações na Líbia, autorizadas por uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas para proteger a população civil das forças do ditador Muamar Kadafi, morto hoje.
Em discurso nos jardins da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descreveu a a intervenção na Líbia como um exemplo do que a "ação conjunta" pode significar no século 21, assinalando um desejo de acabar com as ações imperiais e agir coletivamente diante das ameaças.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário