Israel começou a libertar na mdrugada de hoje os primeiros dos mais de mil presos palestinos a serem trocados pelo sargento israelense Gilad Shalit, que deve voltar para casa em horas, depois de ficar mais de cinco anos em poder do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).
A negociação recebe sérias críticas em Israel por causa do temor de que os palestinos soltos voltem a participar de ações armadas.
Politicamente, a vitória é do Hamas e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que adotam posturas radicais que entravam o processo de paz no Oriente Médio.
Por um lado, os radicais saem fortalecidos do episódio; por outro, mostram que é possível negociar e chegar a um acordo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário