A Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (Unesco) aprovou hoje a adesão da Palestina como membro pleno. A França, onde fica a sede do órgão, votou a favor, e os Estados Unidos não podem vetar a decisão.
Diante do impasse nas negociações de paz no Oriente Médio, no mês passado, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu à Assembleia Geral da ONU que reconheça a independência do país. O pedido está sob exame do Conselho de Segurança, onde os EUA devem vetá-lo, apoiando o argumento israelense de que seria contraproducente para o processo de paz.
Em retaliação, os EUA suspenderam sua contribuição anual de US$ 60 milhões à Unesco. O presidente Ronald Reagan fez o mesmo nos anos 80, alegando que a organização tinha tendências esquerdistas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário