quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Juppé: queda de Assad é inevitável na Síria

A ditadura de Bachar Assad está condenada e vai cair sob pressão das manifestações de rua e das sanções internacionais à Síria, afirmou hoje o ministro do Exterior da França, Alain Juppé, mas o processo deve ser lento por causa da complexidade da política interna e regional.

Mais de 3 mil pessoas foram mortas em sete meses e 11 dias de protestos contra um ditador que está há 11 anos no cargo, depois de herdar o poder do pai, Hafez Assad, que governou a Síria durante 40 anos.

"É verdade que em Nova York [na ONU] estamos paralisados, é uma mancha no Conselho de Segurança, que não disse quase nada contra essa repressão bárbara", declarou Juppé à Rádio France Internacional, informa a agência de notícias Reuters, citada pelo jornal israelense Haaretz.

Um projeto de resolução apresentado por quatro países europeus condenando a Síria foi vetado pela China e a Rússia, dois países com governos autoritários que se consideram no direito de massacrar seus próprios povos e não querem sanções internacionais contra quem faz o mesmo, alegando que são questões internas cobertas pelos princípios de soberania nacional e não intervenção.

Nenhum comentário: