quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Europa anuncia acordo para salvar o euro

Depois de dez horas de negociações, às 4h da manhã em Bruxelas, meia-noite em Brasília, os 17 países da Zona do Euro chegaram a um acordo para salvar a Grécia, aumentar para 1 trilhão de euros, cerca de US$ 1,4 bilhão, os recursos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira e recapitalizar os bancos do continente.

Os bancos e grandes credores aceitaram uma redução de 50% na dívida pública grega , uma insistência da Alemanha e de outros países do Norte da Europa, que insistiam na necessidade de penalizar os investidores que aplicaram seu dinheiro em títulos de países com problemas para honrar seus compromissos, informa o jornal The New York Times.

Sorridente, o primeiro-ministro George Papandreou declarou que "é o amanhecer de uma nova era para a Grécia". Ele agradeceu a todo o povo grego, que está sendo submetido a enormes sacrifícios e tentou reivinidicar algum mérito para a redução da dívida. Na verdade, foi uma exigência da Alemanha, que não estava disposta a remunerar especuladores que investiram em países periféricos.

A Grécia vai receber um segundo pacote de ajuda, no valor de 130 bilhões de euros, da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, informa o jornal Financial Times.

Nenhum comentário: