segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Correa atacou Banco Mundial na cúpula ibero-americana

Em um duro ataque ao Banco Mundial, o presidente Rafael Correa acusou a instituição de chantagear o Equador, quando era ministro da Fazenda. Ele se retirou do plenário da Conferência de Cúpula Ibero-Americana realizada no último fim de semana no Paraguai para não ouvir a vice-presidente do banco.

Quando o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, dirigia os trabalhos como anfitrião e passou a palavra à vice-presidente do banco, Pamela Cox, no sábado, Correa reagiu indignado: "E quando o Banco Mundial vai nos escutar? Temos de receber o Banco Mundial?"

O presidente equatoriano expôs suas razões: "Quando eu era ministro da Economia, nos negou um crédito porque mudamos a política econômica. Foi defensor do grande capital, dos interesses hegemônicos extrarregionais. Por que temos de escutar o Banco Mundial neste fórum?"

Lugo argumentou que a reunião de cúpula era "um fórum amplo e aberto", e acrescentou: "Sei que muitas pessoas e governos têm questionamentos em relação ao Banco Mundial, mas qual a melhor oportunidade do que lhes escutar aqui e digerir e repensar criticamente?"

Correa insistiu: "E quando o Banco Mundial vai nos ouvir? Este é um fórum ibero-americano e me nego a escutar uma instituição que chantageou abertamente meu país. Vou me retirar durante sua intervenção e voltarei depois", noticia a revista América Economia.

Nenhum comentário: