Uma condição social e financeira difícil durante a adolescência e o início da vida adulta leva a problemas de saúde na maturidade por causa do estresse que provoca, independentemente do que acontecer entre um período e outro da vida, concluíram o pesquisador Per Gustafsson e sua equipe da Universidade de Umea, na Suécia.
O esgotamento físico e psicológico causado por uma vida difícil é fator de risco para uma série de doenças da meia idade, como hipertensão arterial, excesso de peso e colesterol alto.
A pesquisa analisou os dados de 822 pessoas durante 27 anos, a partir dos 16 anos de idade. Observou adversidades causadas por perda de parentes, doenças na família, desemprego, isolamento social, baixo padrão de vida, baixa renda e dificuldades financeiras.
Aos 43 anos, foram examinados 12 fatores relacionados ao aparelho cardiovascular, inclusive os níveis de gordura acumulada, metabolismo das gorduras, metabolismo dos açúcares e funcionamento das glândulas endócrinas, aquelas que produzem hormônios.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário