quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vida dura na adolescência traz doenças na maturidade

Uma condição social e financeira difícil durante a adolescência e o início da vida adulta leva a problemas de saúde na maturidade por causa do estresse que provoca, independentemente do que acontecer entre um período e outro da vida, concluíram o pesquisador Per Gustafsson e sua equipe da Universidade de Umea, na Suécia.

O esgotamento físico e psicológico causado por uma vida difícil é fator de risco para uma série de doenças da meia idade, como hipertensão arterial, excesso de peso e colesterol alto.

A pesquisa analisou os dados de 822 pessoas durante 27 anos, a partir dos 16 anos de idade. Observou adversidades causadas por perda de parentes, doenças na família, desemprego, isolamento social, baixo padrão de vida, baixa renda e dificuldades financeiras.

Aos 43 anos, foram examinados 12 fatores relacionados ao aparelho cardiovascular, inclusive os níveis de gordura acumulada, metabolismo das gorduras, metabolismo dos açúcares e funcionamento das glândulas endócrinas, aquelas que produzem hormônios.

Nenhum comentário: