domingo, 23 de outubro de 2011

Rebeldes proclamam libertação da Líbia

Neste momento, o presidente do Conselho Nacional de Transição da Líbia, Mustafá Abdel Jalil, está anunciando a libertação do país depois de 42 anos de ditadura do coronel Muamar Kadafi, morto há três dias, e de oito meses de revolução. Ele fez um apelo aos combatentes para que não deem tiros para o ar para não ferir a população civil.

Jalil fez um agradecimento especial aos mártires na luta pela libertação: "Todos os mártires, civis e militares, queriam ver este dia. Que eles nos vejam do céu. A hora chegou."

"Esta revolução começou como uma revolução pacífica para exigir um mínimo de legitimidade e direitos. Enfrentamos uma violência desproporcional. Agradecemos ao Conselho de Cooperação do Golfo, à Liga Árabe, à União Europeia e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas pela Resolução 1.973, implementada pela OTAN, cujo profissionalismo  ajudou a salvar inúmeros companheiros e nos levou à vitória", acrescentou.

"Esta revolução foi abençoada por Alá", afirmou o líder do CNT. "Acredito os rebeldes que obtiveram a vitória no campo de batalha, sejam civis ou militares. Não posso deixar de citar todas as organizações líbias que apoiaram nossa luta, organizações empresariais, profissionais, esportivas e religiosas. Elas foram a base desta revolução. Agradeço aos empresários que financiaram essa luta."

"Como um país islâmico, escolhemos a charia, a lei islâmica, como base de nossa legislação", prosseguiu. "Todas as leis que forem contra a charia serão rejeitadas. Vamos criar bancos islâmicos que não cobrem juros."

Jalil também pediu a todos que lutem por seus direitos por meios legais, rejeitem a intolerância e acabem com a onda de violência. O CNT quer reorganizar o Exército: "Povo líbio, confie em Deus, mantenha a unidade. Nós nos amamos. Queria expressar minhas condolências ao povo turco pelo terremoto, ao povo saudita pela morte do príncipe herdeiro Sultan e ao povo sírio, que compartilha conosco a esperança da vitória. Do fundo do coração, desejamos vitória aos povos do Iêmen e da Síria, e paz ao povo líbio."

Nenhum comentário: