O acordo da União Europeia para ajudar a Grécia, recapitalizar os bancos e aumentar para 1 trilhão de euros o Fundo Europeu de Estabilização Financeira animou o mercado. No mundo inteiro, as bolsas tiveram fortes altas.
Na Europa, Paris avançou 6,28%; Milão, 5,49%; Frankfurt, 5,35%; Madri, 4,96%; e Londres, que está fora da Zona do Euro mas é o maior centro financeiro do continente, 2,89%.
Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais ações da Bolsa de Nova York, subiu 2,9%, passando de 12 mil pontos pela primeira vez desde o início de agosto. O índice amplo S&P 500 ganhou 3,4%, e a bolsa Nasdaq, de empresas de alta tecnologia, 3,3%.
A Bolsa de Valores de São Paulo teve alta de 3,72% e fechou em 59.270 pontos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário