Quinze dias depois da Standard & Poor's, a agência de classificação de risco Moody's rebaixou hoje a nota de crédito da dívida pública da Itália em três pontos, de Aa2 para A2, com perspectiva negativa apontando como razão "um aumento significativo no risco de financiamento de longo prazo na Zona do Euro.
O primeiro-ministro Silvio Berlusconi comentou que a medida era esperada. Ele prometeu trabalhar duro para implementar as metas de ajuste fiscal anunciadas há poucas semanas e lembrou que a proposta orçamentária italiana foi aprovada pela Comissão Europeia.
Além da dívida pública, as notas de crédito dos bancos da Itália também devem ser rebaixadas nos próximos dias. Esse rebaixamento vai dificultar ainda mais a situação da Itália. Seu governo e seus bancos terão mais dificuldades para tomar empréstimos e terão de pagar mais caro pelo dinheiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário