O Deutsche Bank, maior banco privado da Alemanha, alertou os acionistas hoje que sua previsão de lucro para 2011 será reduzida pela necessidade de dar baixa em títulos da dívida pública da Grécia de mais de 400 milhões de euros.
Ao mesmo tempo, as ações do banco franco-belga Dexia perderam 38% do valor diante da notícia de que os governos da França e da Bélgica prometem intervir para salvar o banco.
São dois sinais fortes de que a crise das dívidas públicas da Zona do Euro está se transformando numa crise bancária na medida em que países poderosos, inclusive a Alemanha, exigem que o setor privado arque com parte dos prejuízos.
Há meses, lembra a revista alemã Der Spiegel, os economistas advertem que a Europa precisa agir com decisão e rapidez para apoiar os bancos do continente ameaçados por um calote da Grécia. Depois de meses de inação e paralisia política, o prognóstico se confirma.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário