Em apoio às forças do governo do Iraque, que enfrentavam a maior milícia xiita do país, aviões e helicópteros dos Estados Unidos atacaram o bairro xiita de Cidade de Sáder, na periferia sul de Bagdá.
Os combates foram reiniciados no domingo, depois de novo ultimato do primeiro-ministro Nuri al-Maliki ao Exército Mehdi, a milícia do aiatolá Muktada al-Sader. Desde então, pelo menos 25 iraquianos e três soldados americanos foram mortos.
Através de assessores, o aiatolá admitiu entregar as armas, se o governo se comprometer a "acabar com a ocupação americana" ou se receber ordens do grão-aiatolá Ali al-Sistani, maior autoridade eclesiástica do Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário