Os candidatos conservadores conquistaram pelo menos 53 das 82 cadeiras em jogo no segundo das elições para o Majlis, o Parlamento do Irã. Assim, os conservadores, que apóiam a república islâmica, terão cerca de 80% das 290 cadeiras.
No segundo turno, os reformistas elegeram até agora apenas 12 deputados. Dos 11 distritos em disputa na capital, Teerã, os conservadores ganharam em 10. Os reformistas se queixam que 70% dos seus candidatos, cerca de 1,7 mil pessoas, tiveram seus pedidos de inscrição de candidatura vetados pelo regime fundamentalista iraniano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário