A crise mundial de alimentos se agravou porque o Casaquistão, quinto maior exportador mundial, parou de exportar trigo e a Indonésia de exportar arroz, provocando nova alta nos preços internacionais desses produtos agrícolas.
Sem o Casaquistão e com as restrições de exportação da Argentina, Rússia e Ucrânia, um terço do mercado mundial de trigo está parado. O preço do trigo chegou a US$ 9,11 por bushel na Bolsa de Mercadorias de Chicago.
A Indonésia resolveu seguir o exemplo do Camboja, China, Egito Índia e Vietnã: proibido a venda de arroz ao exterior. O arroz teve alta de 63% desde janeiro, criando sérios problemas para as populações mais pobres da Ásia, onde é a base alimentar.
Leia mais no Financial Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário